• Fisiotorres

Tenho sempre dores no ombro quando faço exercício

O ombro é das articulações mais complexas do nosso corpo!


É composto por 4 as articulações, das quais fazem parte a clavícula, a omoplata, a coluna dorsal e costelas e o próprio ombro. Havendo disfunção em uma ou mais destas articulações, haverá problemas a nível do ombro.


Pode existir lesões indiretas no ombro no caso de quedas com o apoio das mãos ou do cotovelo no chão, que só se refletem em dor no ombro mais tarde.

As lesões diretas definem-se por um traumatismo na articulação do ombro, no caso de luxações, torções ou embates.


A própria genética da pessoa influência as dores que sente, estará mais sujeito a lesões em casos de hipermobilidade articular. Dessa forma, é preciso focar em exercícios de estabilidade e controlo muscular do ombro para evitar deteriorações à posterior.


As actividades laborais ou desportivas são uma das grandes causas de dor e lesão do ombro, há a tendência de um sobre uso do lado dominante levando a posições incorretas de postura que vão provocar lesões com o decorrer do tempo.


Para um funcionamento saudável do nosso corpo é necessário existir harmonia muscular e articular em todo o nosso organismo, devemos ter a preocupação de o respeitar e não ir para além do nosso limite. Este cuidado é conseguido com a fisioterapia, a massagem desportiva, os alongamentos e uma atividade física de correção postural, como por exemplo, o pilates clínico.


34 visualizações
  • b-facebook
  • Instagram - Black Circle