• Fisiotorres

Síndrome do Túnel Cárpico

O túnel cárpico é formado por 4 ossos do carpo (trapézio, trapezoide, capitado e hamato), um total de 9 tendões dos músculos flexores profundos e superficiais dos dedos e do polegar e o pelo ligamento transverso.

O aumento da pressão dentro deste túnel leva à compressão do nervo mediano na região da face anterior do punho provocando formigueiro na face anterior do polegar, no 2º e 3º dedo e na região interna do 4º dedo (imagem 1). Os sintomas iniciais são de predomínio noturno e podem implicar também dificuldade em segurar objetos.

As causas mais frequentes são os movimentos repetitivos de flexão e extensão do punho que geram atrito na bainha sinovial dos tendões levando à sua inflamação.

As atividades laborais que impliquem períodos de tempo contínuos destes movimentos, por exemplo, escrever no computador, movimentação manual de cargas e de ferramentas são fatores de risco, assim como a obesidade, a artrite reumática, alterações hormonais e traumatismos diretos no punho.

De modo a prevenir esta patologia, sugere-se que mantenha a atividade física regular e durante o seu horário de trabalho pode seguir um plano de alongamentos de 2 minutos em cada 2 horas (imagem 2).

Se os sintomas perdurarem não hesite em procurar ajuda do seu fisioterapeuta de confiança para manter o seu bem-estar.



17 visualizações
  • b-facebook
  • Instagram - Black Circle