• Fisiotorres

PILATES

Atualizado: 24 de Jan de 2019

Dados clínicos mostram-nos que 80% da população ocidental apresenta, pelo menos, um episódio de dor lombar ao longo da vida. Para além disso, na maioria dos casos, esta situação não é completamente resolvida e a dor reaparece após algum tempo. Frequentemente, na origem deste problema está o sedentarismo, as posturas erradas, a obesidade ou os esforços excessivos e repetitivos que sobrecarregam algumas estruturas corporais e encurtam e enfraquecem outras. O mesmo se aplica para outras situações clínicas como as cervicalgias ou braquialgias, em que o fortalecimento, a correção da postura e dos desiquilibrios musculares é necessária.

Certamente que este parágrafo lhe disse alguma coisa… e se está nesta situação, certamente, já alguém lhe disse “Faça Pilates”! O “Pilates está na moda!”! Mas de que se trata afinal e porque tantos médicos e outros profissionais de saúde o recomendam?

O método de Pilates surgiu pelas mãos de Joseph Pilates, um alemão que ao trabalhar num hospital militar se questionou sobre os efeitos nocivos do repouso absoluto no leito. Joseph criou os seus próprios exercícios e com o consentimento da equipa médica aplicou-os a um grupo de pacientes. Quem praticava os exercícios de Pilates recuperava mais rapidamente, resistia melhor às infeções virais e a fama de Joseph rapidamente se espalhou.

De forma a incorporar a mais recente pesquisa científica a nível da instabilidade lombar, do desequilíbrio muscular e da tensão neural adversa, os exercícios originais de Joseph foram adaptados ao longo dos anos tendo surgido um método com uma clara dimensão terapêutica: o Pilates Clínico. Trata-se de uma ferramenta poderosa na reabilitação de casos ortopédicos, neurológicos, saúde na mulher, desporto ou apenas para a melhoria da condição física e bem-estar geral.

Ao praticar pilates estará a fortalecer e alongar os seus músculos numa postura correcta e harmoniosa, sem impacto ou sobrecarga articular. Ao combinar a respiração, o alinhamento corporal e a ativação dos músculos posturais durante a realização de movimentos fluidos e controlados contribuirá para a melhoria do seu equilíbrio e postura, para a libertação de tensões e para a tonificação do seu corpo


Fisioterapeuta

Andreia Sousa

27 visualizações
  • b-facebook
  • Instagram - Black Circle