• Fisiotorres

Pé Chato VS Pé Cavo

O arco anatómico do pé pode apresentar alterações e variações anatómicas conforme a sua curvatura. Estas alterações influenciam o alinhamento dos membros inferiores e modifica a distribuição de carga e o amortecimento do impacto do pé ao solo durante a marcha e a corrida.

Desta forma, um arco normal do pé é eficiente.

O pé cavo, também conhecido como pé supinador, apresenta um arco plantar aumentado. É característico realizar um apoio com a região externa do pé e os pontos de contacto no solo são essencialmente sobre o calcanhar e os metatarsos. É normalmente um pé rígido com pouca absorção de impacto.

Em oposição, o pé chato ou pé pronador tem um arco plantar baixo e plano. As suas áreas de contacto com o solo são a parte interna do pé tendo uma grande área de apoio. Neste tipo de pé pode surgir desconforto na região interna do joelho devido ao alinhamento que provoca no membro inferior.

Numa primeira abordagem, a massagem na planta do pé e no tendão de aquiles juntamento com o alongamento do músculo Gémeos pode promover um alívio do desconforto. Caso os sintomas sejam permanentes e/ou evoluam para dor que prejudique a marcha e atividade da vida diária, deve procurar ajuda especializada junto do seu fisioterapeuta de confiança.



36 visualizações
  • b-facebook
  • Instagram - Black Circle