• Fisiotorres

Estou grávida! Como pode a Osteopatia Gestacional ajudar?

A osteopatia durante a gravidez deve preferencialmente, ser realizada por um osteopata gestacional, este profissional detém um profundo conhecimento sobre as diversas alterações pelas quais o corpo da mulher passa nesta fase, e pode assim ajudar a facilitar o futuro trabalho de parto, do qual vai beneficiar tanto a mulher como o bebé.

Atualmente sabemos que alguns torcicolos no bebé, plagiocefalias (zona da cabeça do bebé plana), fraturas de clavícula do bebé, dificuldades na amamentação, entre muitas outras situações, podem ter origem na gestação, devido ao posicionamento intra-uterino, ou durante o parto devido a uma bacia materna mal posicionada ou demasiado rígida, com pouca mobilidade.

Ainda durante a gravidez é muito comum ocorrerem náuseas acompanhadas por vómitos, azia, dificuldade na respiração, não só pelas alterações hormonais como também pelas alterações de volume abdominal que causa maior pressão no diafragma (principal músculo respiratório), estômago e esófago.

Também é frequente as grávidas sofrerem de dores nas costas, dor ciática e dores de cabeça, e até dores nos punhos, ombros e pescoço.

A osteopatia gestacional através de técnicas apenas manuais ajuda o corpo da mulher a adaptar-se às alterações da gravidez promovendo um melhor ajuste a todas estas modificações, uma maior liberdade de movimento à mãe e ao bebé, um aumento do bem-estar tão importante nesta fase em que sabemos que as emoções da mãe são também sentidas pelo bebé.

A segurança da mãe e do bebé são sempre a prioridade do osteopata.



17 visualizações
  • b-facebook
  • Instagram - Black Circle