• Fisiotorres

ALONGAMENTOS: antes ou depois do treino?

Antes de abordar a temática em questão, é importante diferenciar dois conceitos: flexibilidade e alongamento. A flexibilidade é a capacidade física responsável pela execução de um movimento de amplitude articular máxima, por uma ou mais articulações, dentro dos limites morfológicos, sem risco de provocar lesões, enquanto que, o alongamento é a técnica utilizada para aumentar a flexibilidade.

Existem diversos tipos de alongamentos, entre os quais: alongamento estático e alongamento dinâmico. O alongamento estático consiste em alongar os músculos até uma determinada posição e manter essa tensão durante cerca de 30 segundos. Este tipo de alongamento tem como principais benefícios: sensação de bem-estar, diminuição da tensão muscular, relaxamento muscular, mensagem inibitória ao sistema nervoso central e diminuir os índices de excitabilidade dos moto-neurónios. O alongamento dinâmico utiliza a velocidade do movimento e um esforço muscular activo para efectuar um alongamento. Este tem como principais características: preparação dos músculos para a actividade, armazenamento de energia elástica, enviar uma mensagem excitatória ao sistema nervoso central e aprimorar a função neuromuscular.

A evidência científica demonstra-nos, que a execução de alongamentos dinâmicos antes de actividades de força, velocidade, explosão e resistência melhora a performance do individuo, ao invés, a realização de alongamentos estáticos prejudicam a performance neste tipo de actividades. Por outro lado, se as actividades físicas envolvem grandes amplitudes de movimento, como o Ballet de elite ou algumas disciplinas da ginástica, deve-se dar prioridade aos alongamentos estáticos antes da actividade pelas suas características.

É de salientar que, após o término das actividades, os alongamentos estáticos devem ser realizados com intuito de produzir sensação de bem-estar e relaxamento muscular, independentemente do tipo de desporto.

Conclusão: alongar antes ou depois da actividade?

A não ser que seja atleta de ballet ou que pratique uma actividade que necessite de grandes amplitudes de movimento, deve sempre realizar alongamentos dinâmicos em detrimento dos estáticos antes da actividade desportiva, de forma a melhorar a sua performance. No final das actividades, poderá optar por alongamentos estáticos pelos seus benefícios.



54 visualizações
  • b-facebook
  • Instagram - Black Circle