• Fisiotorres

A minha mãe sempre disse “Cuida da tua saúde, sem ela não fazemos nada”.

Muitas vezes ouvimos dizer que “prevenir é o melhor remédio”. Com isto sabemos que não nos devemos descuidar do tratamento das doenças mas sim apostar fortemente no papel de prevenção.

Para isso sabemos que quanto mais dotados de conhecimento formos mais ferramentas temos para aprender e, consequentemente desenvolver competências para gerir e melhorar a nossa saúde e das pessoas que nos rodeiam.

“Prevenção”, esta palavra que tanto ouvimos no contexto da promoção da saúde é nada mais que um conjunto de atitudes e comportamentos, que devemos adotar antecipadamente, de forma a evitar certos acontecimentos e determinados riscos, promovendo uma saúde individual e coletiva.

A promoção da saúde baseia-se essencialmente em dois pontos, ora nos nossos comportamentos no dia-a-dia bem como às circunstâncias em que vivemos.

Cada vez mais nos dias de hoje as pessoas preocupam-se em manter-se saudáveis, prevenindo assim o aparecimento de algumas doenças. Temos cada vez mais a consciência e um papel ativo de que está nas nossas mãos sermos saudáveis e para tal temos de adotar hábitos e práticas nesse sentido.

Exemplo disso são os cuidados com a alimentação pois uma boa alimentação faz bastante diferença, bem como o exercício físico que nos traz bem-estar. Estes são dois fatores que fortemente aliados nos conduzem a uma melhor qualidade de vida.

A prevenção e promoção de saúde estão nas mãos de cada um de nós porque as decisões que tomamos no nosso dia-a-dia são essas sim, as que mais influenciam a nossa saúde e bem-estar.



9 visualizações
  • b-facebook
  • Instagram - Black Circle