A medicina tradicional chinesa trata endometriose?

A MTC trata a endometriose através do reequilíbrio do ciclo menstrual e é saúde ginecológica.

Endometriose é uma doença ginecológica caracterizada pelo crescimento do tecido do endometriose fora da cavidade do útero.

Este tecido é uma membrana que reveste internamente o útero, quando está localizada fora da cavidade uterina inflama os te idos e órgãos circundantes, e é considerado endometriose. É muito frequente crescer nos órgãos pélvicos, ovários, trompas, bexiga e intestinos.

Desconhece-se a causa mas sabe-se que afeta cerca de 10% a 15% das mulheres entre os 25 e 44 anos.

Sintomas:

Dor pelvica

Dor menstrual

Períodos abundantes

Irregularidade menstrual

Inchaço abdominal

Dor acima do osso púbico ao urinar

Dor durante e após relações sexuais

Infertilidade

A abordagem da Medicina Tradicional Chinesa é feita através de sessões de acupuntura, fitoterapia, dietética e massagem.

Falar de endometriose é falar de perturbação na circulação do sangue. Depois da diferenciação de síndromes, para além de ativar a circulação de sangue há que cuidar da energia do rim, baço e dos meridianos Ren Mai e Chong Mai, meridianos de contributo importantíssimo para a saúde do ciclo menstrual da mulher. Também há que lembrar da importância do fígado e da sua circulação, pois este órgão tem um papel fortíssimo no plano emocional e na manutenção da circulação suave e equilibrada de energia e do sangue, nomeadamente na esfera do aparelho reprodutor e sexual.