• Fisiotorres

A atividade física pode ajudar-me a evitar a diabetes?

A resposta é sim! Manter uma rotina de atividade física promove a regularização do peso corporal, o aumento da sensibilidade periférica à insulina e da tolerância à glicose conseguindo um controlo metabólico mais adequado, um melhor funcionamento do sistema cardiovascular assim como da autoestima e do bem-estar físico e mental.

Explicando melhor, a Diabetes é uma doença onde existe excesso de um açúcar no sangue, a glicose, a forma mais primária da energia dos alimentos. A diabetes surge quando o pâncreas não consegue produzir insulina em quantidades suficientes ou esta não é eficaz no transporte da glicose do sangue para o interior das células.

No cado da diabetes tipo II, a mais comum entre a população, é associada ao excesso de peso, ao tabagismo, à alimentação rica em gorduras saturadas e sedentarismo. Estes fatores tornam o organismo resistente ao desempenho da insulina criando uma acumulação de glicose no sangue (hiperglicemia) deteriorando progressivamente os vasos sanguíneos. Associado à diabetes, temos assim o risco de doenças cardiovasculares.

É essencial monitorizar os valores de glicémia após o exercício físico para evitar valores de hiperglicemia, adaptar a alimentação ao tipo de atividade física efetuada e manter uma boa hidratação. Área de anexos


27 visualizações
  • b-facebook
  • Instagram - Black Circle